sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UJS- A CARA DA JUVENTUDE CONSCIENTE BRASILEIRA


Desde seu surgimento na década de 80 a União da Juventude Socialista tem levado aos jovens projetos repletos de objetivos voltados para a formação politica e social dos ativistas por todo o Brasil que se engajam e fazem-se ouvir através de protestos congressos e eventos transcontinetais.
Quem faz parte da UJS sabe que a sua vida muda e você se torna alguem mais preocupado com o mundo que o cerca se transformando num multiplicador de ideias , que difundi ideais movidos pela vontade de construir uma sociedade mais justa e livre das discrepâncias que nos assolam.
Venha você para a UJS e se junte a nós na tarefa de mudar o mundo e faze-lo um lugar melhor.
Viva a União da Juventude Socialista

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Quem disse que a juventude não é mas politizada? Os universitários da Universidade Federal Fluminemse estão provando o contrario pois através da ocupaçaõ da reitoria tem feito reinvidicações e insistido em melhorias nas condições para a efetivação do processo de ensino-aprensizagem em função de uma serie de problemas na atual administração.
Suas exigências são as seguintes:

- Criação de comissão com prazo de um mês para levantar o déficit de professores na universidade.

- Compromisso da reitoria de usar de todos os seus meios e esforços para retirada dos processos contra qualquer estudante que estejam nas ocupações realizadas. Não criminalização dos estudantes quanto à mobilização estudantil. A reitoria dará como legítima a mobilização e a pauta dos estudantes, de forma escrita e pública.

- Não abertura de novas turmas e matrículas de cursos pagos, não criação de novos cursos, nem mudança do caráter dos atuais; restabelecimento da comissão para a implementação do resultado do plebiscito, assim como dar redação final da reforma do estatuto da UFF, até a avaliação pelo conselho universitário.

- A reitoria estará aberta a conversas com a comunidade acadêmica os Polos do Interior, se comprometendo em realizar uma rodada de audiências públicas nos Polos a fim de debater sobre as questões estruturais e precárias da Universidade, realização desta rodada de reuniões ainda nesse semestre, com a criação de um calendário de reuniões apresentadas pelos alunos de cada Polo.

- Participação de representantes da ocupação na reunião para não o fechamento do serviço de hematologia da HUAP.

- Construção de uma comissão de trabalho para estudar a possibilidade de reabertura da emergência da HUAP para a livre demanda composto pelo DCE, SINTUFF, ADUFF, Diretor do HUAP e DABT.

- Encaminhar a reforma do Teatro do DCE

- Paralização das obras da Via Orla. A reitoria se posicionará publicamente contra o desalojamento dos moradores e não cederá um milímetro de seus terrenos para a construção da Via 100. Retirando do ad referendum da construção da Via Orla em um prazo de uma semana desde o início das negociações, até que esta seja debatida com a comunidade acadêmica.

- Será inaugurado o restaurante universitário do HUAP dentro do prazo de um mês e firmado o compromisso de implementação de um restaurante no Valonguinho. Será criado um projeto de restaurante universitário para os Polos do interior, e a pré-disposição da equiparação do horário de funcionamento dos mesmos, assim como a venda de ingressos.

- Aceleração da obra da Moradia estudantil de Niterói, abertura do funcionamento da Moradia do Pólo de Rio das Ostras e Criação do projeto de Moradia para os demais campi do interior.

- Pagamento imediato das Bolsas atrasadas, aumento dos valores e quantidade das bolsas de forma gradual, e reajuste gradual ao salário mínimo. Revisão do pagamento das bolsas.

- Aceleração das obras dos Pólos do interior que já estão em andamento e inicio das obras aprovadas.

- A UFF firma o compromisso de intervir junto aos estudantes com o estado para que a casa dos estudantes de Niterói passe a ser da Universidade.

- Instalação de rede WiiFi em todos os campi do interior, com prazo de um mês para o inicio de cronograma de instalação.

- Expor junto ao poder público para a criação de ciclovias dentro dos espaços da UFF.

- Criação de opção vegetariana no bandejão.

- Construção imediata dos muros do Polo de Rio das Ostras para o funcionamento imediato da Moradia e do PSA, sob fiscalização dos estudantes.

- Reunião com o SINTUFF na segunda-feira, dia 12 de setembro, para discutir o interdito proibitório e demais questões pertinentes aos servidores.

- Será realizada uma sequencia de audiência pública para discutir o andamento dos encaminhamentos desse documento, sendo a primeira no dia 5 de outubro.

- Dentro de um prazo de 20 dias, a SAEP se reunirá com os estudantes para elaborar os projetos de construção dos bandejões do Valonguinho, Volta Redonda e a ampliação da moradia estudantil.
Fonte:http://www.sidneyrezende.com/noticia/144385+veja+lista+de+reivindicacoes+aceita+pela+uff

terça-feira, 6 de setembro de 2011

USP SOBE 84 POSIÇÕES NO RANKING DE MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO


A Univesidade de São Paulo(USP)figurou entre as melhores do mundo no ranking organizado pela entidade britânica QS World University.
A Universidade de Cambridge está no topo do ranking britânico QS World University 2011/2012, que lista as melhores universidades do mundo. Depois aparecem as americanas Universidade Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology). A mesma lista apresenta a USP (Universidade de São Paulo) na 169ª posição.
As primeiras duas colocadas não mudaram de posição no último ano. Já o MIT subiu - estava em 5.º em 2010. A lista contempla 300 universidades de todo o mundo.

Outras universidades brasileiras mencionadas pelo ranking foram a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 235.º lugar, e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na 381.ª posição.

O QS avaliou cerca de 700 instituições, aferindo áreas distintas. Entre os critérios usados estão a reputação acadêmica (40%), a reputação do empregador (10%), as citações por faculdade (20%), o desempenho de alunos (20%) e a proporção tanto de docentes (5%) como de alunos internacionais (5%).

A melhora no desempenho da USP reflete o esforço feito pela universidade para se internacionalizar. A bandeira é uma das mais importantes da gestão do reitor João Grandino Rodas, que anunciou no ano passado a construção de uma moradia para estudantes estrangeiros no centro de São Paulo, perto da Praça da Sé. Dois prédios foram desapropriados pela Prefeitura em julho deste ano para abrigar cerca de 300 estudantes.
Fonte: R7.COM

Buscar